terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arturos e o Rosário - 2009

 

Os Arturos constituem um agrupamento familiar de negros que habitam uma propriedade particular em terras no município de Contagem-MG, no local denominado Domingos Pereira. Caracterizam-se basicamente pela manutenção da cultura negra, recebida dos ancestrais e conservada na experiência do sagrado: são as festas religiosas que fazem do grupo um universo à parte, quando os Arturos se transmutam em filhos do Rosário.
A origem da comunidade é o negro Arthur Camilo Silvério e sua esposa, Carmelinda Maria da Silva – elos primeiros da grande família. É através de Arthur (pai) que se formam os Arturos (descendentes) e a marca do nome atesta a força da ancestralidade: filhos, netos e bisnetos de Arthur são hoje ARTUROS, família mantida e alimentada pela raiz inicial.
Remonta há cerca de um século a memória da comunidade negra dos ARTUROS no território de Contagem. A importância desse grupo étnico, no contexto cultural, extrapolou nossas fronteiras ganhando reconhecimento internancional.
——————————————————————————————
Este ano, ao contrário dos outros, lá estive apenas no domingo, e por pouco tempo. Além das fotos, fiz um vídeo-experimental usando uma trilha do filme “The Power of One”, que mostra bem o clima local. O link está no final deste post.

 

 

 

 



Veja o vídeo aqui


ou em tela cheia no Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=OriwE2_ON7s








Nenhum comentário: